MESTRADO EM DIREITO DESPORTIVO EUROPEU

Universidad Rey Juan Carlos

Madrid – Espanha

22 de outubro 2021 a 27 de maio 2022 (semipresencial)

 

Um dos programas mais consolidados da Espanha, já está na 5ª edição. Aberto não só a profissionais do direito, mas a todos os interessados ​​em fazer parte do setor. Uma visão global com abordagem jurídica.

Público- alvo: Graduados em Direito e outros profissionais com experiência no setor esportivo.

 

APRESENTAÇÃO

 A Sociedade Brasileira de Direito Desportivo – SBDD (Brasil) e o Instituto Iberoamericano de Estudos Jurídicos – IBEROJUR (Portugal) – são os parceiros institucionais do Mestrado em Direito Desportivo Europeu da Universidade Rey Juan Carlos, instituição pública de Madrid.

Nesse sentido, como parceiros, promovem o contato entre alunos, professores e gestores brasileiros com a coordenação do mestrado espanhol, facilitando informações e auxiliando os membros da sua rede no processo de inscrição e matrícula.

Esta parceria é um grande avanço no âmbito da cooperação internacional entre a SBDD, o IBEROJUR e a Universidade Rey Juan Carlos, pois visa integrar a comunidade jurídica do mundo desportivo, com objetivos claros de aproximação, partilha de conhecimentos, experiência e relacionamentos entre profissionais.

DIREITO DESPORTIVO

A importância do esporte se reflete no conjunto de princípios norteadores da política social e econômica.

O esporte se apresenta como um novo poder econômico, social e jurídico; Prova disso é o aumento do marketing esportivo, as transferências internacionais de atletas, o papel de patrocinadores, a gestão de marcas, agentes e representantes, deixando claro a extensão de um mercado emergente que, como tal, exige profissionais com conhecimentos especializados num arcabouço jurídico desportivo.

A Universidade Rey Juan Carlos, desde a sua fundação, optou pela promoção do esporte entre os seus alunos, tendo atualmente uma cátedra nesta área, um grande número de instalações desportivas, equipes e eventos, bem como promove o seu selo institucional na garantia na diversas conferências, seminários e cursos de pós-graduação relacionados com o mundo desportivo, o que demostra a necessidade de se promover a criação deste “Mestrado em Direito Desportivo” para responder à procura de formação de estudantes e profissionais com competências de aconselhamento de atletas, associações desportivas, federações, ligas, e entidades públicas regionais e nacionais.

 

CORPO TÉCNICO E DOCENTE

 O Grupo SportsLaw.es de Direito Desportivo da Universidade Rey Juan Carlos é constituído por um conjunto de profissionais do direito e de outras áreas da gestão desportiva que partilham a visão de que a máxima excelência acadêmica não tem de estar em conflito com um preço acessível e que os melhores professores podem fazer parte do quadro docente de uma universidade pública.

 

NO QUE CONSISTE?

O programa tem uma forte componente jurídica, mas também aborda todos os aspectos que podem levar um profissional ou estudante de Direito a uma posição na Indústria do Esporte: Negociação, Marketing, Eventos, etc.

A riqueza dos alunos e o método de discussão dos casos fazem com que tanto nossos alunos provenientes do mundo do direito, assim como os que vêm da indústria do esporte, ampliem os seus conhecimentos.

 

CERTIFICAÇÃO

O Mestrado em Direito Desportivo Europeu é um título próprio da Universidade Rey Juan Carlos, instituição pública espanhola localizada em Madrid, Espanha.

Segundo as regras do ensino superior espanhol, os títulos próprios universitários são destinados a alta especialização, no entanto, por se tratar de título organizado pela autonomia universitária, o mesmo não dá acesso aos programas de doutorados. O mestrado próprio (como é denominado) se destina à formação de profissionais com atuação no mercado econômico. Trata-se de um título eminentemente profissional, e não acadêmico no sentido estrito (para carreira acadêmica). Nesse sentido, o Mestrado em Direito Desportivo Europeu da URJC destina-se aos profissionais que desejam adquirir elevados componentes práticos à sua carreira. O corpo docente é constituído por profissionais ligados aos clubes desportivos espanhóis e federações, além de professores universitários que se dedicam aos avançados estudos dos problemas e soluções jurídicas do Direito Desportivo Europeu e Internacional.

 

DURAÇÃO DO MESTRADO

Modalidade: Semipresencial

Nº de créditos: 60 ECTS

Horas presenciais: 144

Local das aulas:  Edificio Departamental Campus Madrid URJC ( Paseo de los Artilleros s/n. 28032 – Vicálvaro, Madrid, Espanha)

Horário: Sextas-feiras entre 17 e 21 horas

Data de início:  22 outubro 2021

Data de finalização: 27 maio 2022

 

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A CANDIDATURA

  • Passaporte ou Cartão de Residência;
  • Título de Ensino Superior Estrangeiro (Graduação, Bacharelado) que dá acesso a estudos de pós-graduação;
  • Certificado que atesta que os estudos realizados dão acesso a uma Pós-Graduação Oficial no país de origem, emitido pela Universidade de origem;
  • Curriculum vitae;
  • Declaração do responsável pela veracidade dos dados fornecidos em formato digital;
  • Qualquer outro documento exigido pelo Diretor do Título de Propriedade especificamente para sua aceitação;
  • Toda a documentação fornecida deve ser legalizada de acordo com a legislação espanhola e traduzida por um tradutor oficial

PROGRAMA COMPLETO DO MESTRADO

Grade de disciplinas: http://sportslaw.es/wp-content/uploads/2017/12/Master-Derecho-Deportivo-Europeo-2017-18-4-ed.pdf

 

  • PRAZO DE PRÉ-INSCRIÇÃO: 1 de julho a 21 setembro 2021
  • PRAZO DE MATRÍCULA: 23 a 30 de setembro de 2021
  • PREÇO DO TÍTULO: 2990 € (ano completo)
  • Pré-inscrição:500€.

 

Este valor está incluso no custo total do curso e será devolvido caso sua inscrição acadêmica não seja aceita. Se, uma vez admitida a inscrição do aluno, a inscrição não for formalizada, o valor depositado a título de pré-inscrição não será devolvido. O início do curso está condicionado ao número mínimo de alunos matriculados. Os valores são preços públicos.

Realização: Universidad Rey Juan Carlos, Madrid, Espanha.

 

Contato para suporte da inscrição: [email protected] (Brenno Ribas)

Taxa de suporte de inscrição do Iberojur: 200 reais

 

PARCEIROS INSTITUCIONAIS DO MESTRADO

Sociedade Brasileira de Direito Desportivo – SBDD (Brasil)

Instituto Iberoamericano de Estudos Jurídicos – IBEROJUR (Portugal)

 

COORDENAÇÃO INTERNACIONAL

Prof. Dr. Fábio da Silva Veiga – IBEROJUR

Prof. Dr. Domingos Sávio Zainaghi – SBDD

 

Secretário Académico Executivo

Dr. Brenno Ribas – IBEROJUR

 

Dúvidas e inscrições: [email protected]

www.iberojur.com