História
O Iberojur tem como raiz o movimento criado em 2014, na cidade do Porto, Portugal, pelo investigador e professor Fábio Veiga, então estudante de doutoramento em Vigo e Madrid e bolsista da Capes. O objetivo proposto era o de integrar a comunidade jurídico-científica de investigadores lusófonos localizados na Europa.
Contudo, o movimento gerado a partir do I Congresso de Investigadores Lusófonos, na Faculdade de Direito da Universidade do Porto, transformou-se num movimento reconhecido internacionalmente pela excelência e critério, já que no seu aspecto objetivo priorizava o desenvolvimento de profissionais iberoamericanos altamente qualificados. Assim, a partir de 2015 os primeiros congressos internacionais ganharam dimensão e, por conseguinte, foram impulsionados uma série de eventos e publicações que consolidaram o movimento em torno da integração académica e de redes de investigação.
Atualmente o Iberojur tem na sua rede mais de 1500 investigadores, professores e estudantes de pós-graduação em direito. Já realizou eventos em Portugal, Espanha, Itália, Polónia, Brasil, Argentina, Chile e Uruguai e publicou, em cooperação com universidades e centros de investigação, mais de 30 obras de caráter jurídico-científico.
Missão e valores
O Instituto Iberoamericano de Estudos Jurídicos – IBEROJUR – vem preencher, de forma inovadora, uma lacuna nas relações científico-jurídicas entre os países iberoamericanos.
Tem como missão principal o estreitamento e o desenvolvimento conjunto dos estudos jurídicos em línguas portuguesa e espanhola. Esta missão tem com objetivo compartilhar conhecimentos jurídicos com excelência académica, buscando a interconexão de saberes entre os países iberoamericanos e posteriormente ao nível global, abrangendo legislação, doutrina e jurisprudência iberoamericanas num ambiente de diálogo científico.
Compromisso com a excelência
O IBEROJUR conta com uma vasta rede de eminentes profissionais e académicos de célebres e prestigiosas Instituições de Ensino Superior dos países Iberoamericanos.
Com este apoio, promove atividades de investigação e pesquisa com excelentes resultados no plano universitário através eventos e publicações de alto impacto nas ciências-jurídicas.
Situando-se na Europa, o IBEROJUR coopera com as maiores Universidades deste continente, facilitando a integração de Universidades iberoamericanas com Instituições de países como França, Inglaterra, Alemanha, Itália e Polónia.
Investigação científica
O Instituto Iberoamericano de Estudos Jurídicos organiza grupos de investigação especializados por matérias e áreas jurídicas em várias áreas científicas. Nos respectivos grupos, promove-se estudos, debates e simpósios cujo objetivo é facilitar a comunicação entre os seus membros e a difusão do conhecimento jurídico especializado.
Atualmente o IBEROJUR possui 16 áreas científicas, na qual pertencem investigadores de prestigiosas universidades iberoamericanas e europeias.
Formação em alto nível
O IBEROJUR promove de forma individual ou conjunta:
-
Organização de Congressos, Simpósios e Seminários internacionais.
-
Publicação de livros com edição própria e/ou em cooperação com excelentes editoras académicas.
-
Cursos intensivos com selo de Universidades de excelência internacional.
-
Rede de professores Ibero-americanos e europeus: catedráticos, titulares, associados e outros doutores.
-
Parcerias internacionais.
-
Intercâmbio de professores e investigadores.
-
Internacionalização universitária (assessoria e agenciamento).
-
Grupos de investigação especializados por matérias e áreas jurídicas.
Faça parte do IBEROJUR!
Investigadores | professores | estudantes | profissionaisATIVIDADES PASSADAS (histórico)
- Congressos internacionais
- Encontros científicos
- Publicações de prestígio académico
- Cursos de formação avançada
- Rede de investigadores
- Cooperação universitária
- Cooperação internacional
Com uma intensa atividade académica, o Iberojur organizou congressos, seminários, reuniões científicas, cursos de formação internacional ao longo dos últimos anos.
Nossos membros mais conhecidos
O IBEROJUR tem a honra de ter entre os seus membros professores e investigadores que se destacam em várias áreas do saber.